Com avanços tecnológicos e com a globalização , as informações são rapidamente compartilhadas. Hoje, além dos jornais, revistas, rádio, programas de TV e internet, temos ainda os aparelhos celulares,
com recursos que oferecem "espaços" que são utilizados
para o comércio através de propagandas abusivas que
visam "vender"
seus produtos. A mídia tem investido fortemente no ideal de corpo
perfeito, associando seus
produtos à imagem de “estrelas” para estimular o consumo.
Por esse motivo, ocorre crescente expansão no mercado de suplementos, materiais de academia de ginásticas e cosméticos
. O adolescente, torna-se alvo principal
da mídia, por estarem em um momento que necessitam de aceitação social e de um
espaço no mundo adulto, eles formam grupos em
busca de visualização. Como a cultura ocidental está permeada pelo ideal
narcisista, o corpo virou objeto de apreciação e poder, estes se sentem
forçados a aderir a estes padrões.
Passam, então, a consumir exacerbadamente
os recursos oferecidos para a
padronização corporal.
Acredita-se
que essa fragilidade ao apelo
midiático ocorre com maior
intensidade com o adolescente devido sua vulnerabilidade na
transição e elaboração de perdas, habituais dessa fase, buscando uma identificação que
possibilite sua afirmação como sujeito .A mídia elabora estratégias com o objetivo de alcançar nossas necessidades ( chegando ao ponto de inventá-las) e nessa cultura procuramos a satisfação imediata .
Quando somos fisgados pelo mundo da moda, perdemos parte da nossa ”subjetividade” e passamos então, a
desejar o desejo do outro. Ou seja
,
incorporamos o modelo das massas de corpo malhado, plastificado que se
sobrepõem à saúde ,e cultuam a beleza artificial e excluímos o “corpo abjeto”. Sofremos na busca incessante de alcançar o modelo padronizado da imagem perfeita, vendida e comprada pela
indústria da beleza. ”Ser um corpo” é afirmar que esse corpo tem essência, ignorá-la em busca de um padrão implicará
em possíveis adoecimentos psíquicos revelados no corpo .
Por: Maria de Fátima Costa
Muito bom!! Parabéns!!
ResponderExcluirEm tempos líquidos, o modelo de beleza é efêmero.
ResponderExcluirA busca insensante pela beleza vem destruindo muitas subjetividades.
ResponderExcluir- Por baixo da carcaça uma ideia ultrapassada. Parabéns pelo texto. Muito bom.
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