sábado, 24 de maio de 2014

Mídia e Corpo

 Com avanços tecnológicos e com a  globalização , as informações são  rapidamente compartilhadas. Hoje, além  dos  jornais, revistas, rádio, programas de  TV e internet, temos ainda os aparelhos celulares, com  recursos  que oferecem "espaços" que são utilizados para o comércio através de propagandas abusivas que
visam "vender" seus produtos. A mídia tem investido fortemente no ideal de  corpo  perfeito, associando  seus produtos à  imagem de  “estrelas”  para estimular o consumo.
 Por esse motivo,  ocorre crescente  expansão no mercado de suplementos,  materiais de academia de ginásticas e cosméticos .  O adolescente, torna-se alvo principal da mídia, por estarem em um momento que necessitam de aceitação social e de um espaço no mundo adulto, eles formam grupos em  busca de visualização. Como a cultura ocidental está permeada pelo ideal narcisista, o corpo virou objeto de apreciação e poder, estes se sentem forçados  a aderir a estes padrões. Passam, então, a consumir exacerbadamente  os recursos oferecidos para  a padronização corporal.

                 Acredita-se  que  essa fragilidade  ao apelo  midiático  ocorre com maior intensidade com o adolescente devido sua vulnerabilidade  na  transição e elaboração de perdas, habituais dessa fase, buscando uma identificação que possibilite  sua afirmação como  sujeito .A mídia  elabora estratégias com  o objetivo de alcançar nossas necessidades ( chegando ao ponto de inventá-las) e nessa cultura  procuramos a satisfação imediata .  Quando somos fisgados pelo mundo da moda, perdemos  parte  da nossa ”subjetividade” e passamos então, a desejar o desejo do outro.      Ou  seja  ,  incorporamos o modelo das massas de corpo malhado, plastificado que se sobrepõem à saúde ,e cultuam a beleza artificial e excluímos o “corpo abjeto”. Sofremos na busca incessante de alcançar o modelo padronizado da imagem perfeita, vendida e comprada pela indústria da beleza. ”Ser um corpo” é afirmar que esse corpo tem   essência, ignorá-la em busca de um padrão  implicará  em possíveis adoecimentos psíquicos  revelados no corpo .

Por: Maria de Fátima Costa

4 comentários:

  1. Em tempos líquidos, o modelo de beleza é efêmero.

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  2. A busca insensante pela beleza vem destruindo muitas subjetividades.

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  3. - Por baixo da carcaça uma ideia ultrapassada. Parabéns pelo texto. Muito bom.

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